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2.10.08

Cariacica - ES


Cariacica está localizada na Região Metropolitana da Grande Vitória no Espírito Santo, possui uma população de 356.536 habitantes e uma área de 260 km2 (IBGE, 2007), sendo que hoje, aproximadamente 50% de seu território encontra-se na área rural[1]. Seu território é re-definido e re-estruturado constantemente em função das exigências de um mercado baseado na economia globalizada. O ES atravessou nos últimos 50 anos um intenso processo de urbanização, passando de uma economia baseada na agricultura (até os anos 60), para um acelerado processo de industrialização nos anos 70 com a instalação de Grandes Projetos Industriais (como as siderúrgicas Vale do Rio Doce, CST ), até a afirmação de sua vocação logística nos dias atuais (o ES possui um dos complexos portuários mais eficientes do país)[2]. A alteração no padrão econômico de um estado de economia agrícola para industrial-exportador foi a principal responsável pela re-configuração do seu território, principalmente na Região Metropolitana que sofreu maior impacto advindo destas transformações, além de absorver a maior parte do aumento demográfico no estado. Cariacica absorveu grande parte desta demanda populacional, principalmente a que não foi absorvida pelo mercado “formal”, que se distribuiu pelo território também de forma “informal”, através de “invasões” e loteamentos “ilegais”, ou seja, seguindo uma lógica de ocupação do território diferente das institucionalizadas, guiada por outras racionalidades (ou contra-racionalidades), que não as hegemônicas.

Cariacica tem como principal foco dos investimentos públicos a afirmação de seu potencial logístico, tirando proveito de sua localização geográfica, da proximidade com o complexo portuário, das infra-estruturas rodoviária e ferroviária que atravessam seu território assim como da existência de grandes áreas “ociosas” favoráveis a instalação de equipamentos de grande porte, como os de apoio ao transporte de cargas e mercadorias (entreportos). A cidade, que é cortada pelas rodovias federais BR-101 e BR-262, pela rodovia estadual ES-80 e pela Estrada de Ferro Vitória-Minas, já abriga em seu território algumas Estações Aduaneiras do Interior- EADIs, principalmente à margem da BR-101.

Simultaneamente a este processo de adequação ao “mundo do tempo real”, do “just-in-time” das empresas de logística, da racionalidade única, cuja criação é limitada a um pequeno número de agentes, o mundo cotidiano resiste como o mundo da produção ilimitada de outras racionalidades, abrigando todas as modalidades de existência (SANTOS, 2000). No município de Cariacica coexistem a otimização da infra-estrutura de transporte em função do deslocamento de cargas; a precarização das condições de vida na cidade; aceleração do processo de favelização; e o crescimento do trabalho informal – que segundo Davis é “a classe social de crescimento mais rápido e sem precedentes da Terra”. Enquanto o funcionamento dos espaços hegemônicos supõe uma demanda desesperada de regras que obedeçam a consideração de interesses privatísticos, o cotidiano supõe uma demanda desesperada de Política, resultado daconsideração conjunta de múltiplos interesses (SANTOS, 2000).



[1]
Dados sobre o município retirados do Diagnóstico para elaboração do Plano Diretor Municipal de Cariacica. FCAA/SEPLAN-PMC, 2006.

[2] VARGAS. Paulo. Grande Vitória: Desenvolvimento e Metropolização. In MG/ES- Um sistema infra-estrutural. Texto extraído do site; http;//www.pucsp.br/artecidade/mg_es/português/tectos.htm.

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