Cariacica tem como principal foco dos investimentos públicos a afirmação de seu potencial logístico, tirando proveito de sua localização geográfica, da proximidade com o complexo portuário, das infra-estruturas rodoviária e ferroviária que atravessam seu território assim como da existência de grandes áreas “ociosas” favoráveis a instalação de equipamentos de grande porte, como os de apoio ao transporte de cargas e mercadorias (entreportos). A cidade, que é cortada pelas rodovias federais BR-101 e BR-262, pela rodovia estadual ES-80 e pela Estrada de Ferro Vitória-Minas, já abriga em seu território algumas Estações Aduaneiras do Interior- EADIs, principalmente à margem da BR-101.
Simultaneamente a este processo de adequação ao “mundo do tempo real”, do “just-in-time” das empresas de logística, da racionalidade única, cuja criação é limitada a um pequeno número de agentes, o mundo cotidiano resiste como o mundo da produção ilimitada de outras racionalidades, abrigando todas as modalidades de existência (SANTOS, 2000). No município de Cariacica coexistem a otimização da infra-estrutura de transporte em função do deslocamento de cargas; a precarização das condições de vida na cidade; aceleração do processo de favelização; e o crescimento do trabalho informal – que segundo Davis é “a classe social de crescimento mais rápido e sem precedentes da Terra”. Enquanto o funcionamento dos espaços hegemônicos supõe uma demanda desesperada de regras que obedeçam a consideração de interesses privatísticos, o cotidiano supõe uma demanda desesperada de Política, resultado daconsideração conjunta de múltiplos interesses (SANTOS, 2000).
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Dados sobre o município retirados do Diagnóstico para elaboração do Plano Diretor Municipal de Cariacica. FCAA/SEPLAN-PMC, 2006.
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